Home Blog Alimentação

Os benefícios dos chocolates a base de alfarroba na páscoa

Postado em: 20 de março

Quando se inicia uma dieta a vontade de comer coisas doces pode ser um grande desafio! Para que esse período não seja um martírio, a dica é substituir o chocolate por opções mais saudáveis, como a alfarroba.Com gostinho, cor e textura semelhantes ao do chocolate, porém sem a gordura, uma das princip...

continue lendo

Quando se inicia uma dieta a vontade de comer coisas doces pode ser um grande desafio! Para que esse período não seja um martírio, a dica é substituir o chocolate por opções mais saudáveis, como a alfarroba.

Com gostinho, cor e textura semelhantes ao do chocolate, porém sem a gordura, uma das principais vilãs dessa delícia. A farinha a base de alfarroba também costuma ter menos açucares e, por isso, virou uma alternativa menos calórica aos doces à base de cacau.

O que mais tem despertado a atenção dos nutricionistas e nutrólogos é o baixo índice glicêmico desse falso chocolate e, por isso, é considerado um aliado contra o diabetes. A alfarroba tem apenas 7% de gordura, enquanto o cacau 23% (considerando 20 gramas da versão em pó), além de outras diferenças nutricionais como uma menor quantidade de calorias e de sódio.

Para pessoas que são sensíveis a cafeína ou até mesmo chocolate escuro, considerem substituir o cacau por alfarroba em pó para fazer sobremesas à base de chocolate nesta Páscoa. Enquanto o cacau é carregado com alcalóides como metilxantinas e teobromina, que podem estimular demais o sistema nervoso central, a alfarroba não contém cafeína.

Outro benefício interessante é a melhora na digestão. Uma colher de sopa de alfarroba contém 10 por cento da ingestão diária recomendada de fibras. A fibra atua como uma vassoura interna, empurrando comida digerida através do intestino grosso, mantendo-o limpo e saudável, aliviando movimentos intestinais e lavando substâncias cancerígenas nocivas do corpo.

O Instituto Dermatológico de Curitiba recomenda a alfarroba como uma opção mais saudável para substituir os chocolates a base de cacau nesta Páscoa. E no caso de desequilíbrios no sistema digestivo ou problemas relacionados a alimentação entre em contato com o IDC e agende sua avaliação com nosso nutricionistas Dr. Paulo Guimarães.

Home Blog Corpo

Redução de Medidas e Inchaço

Postado em: 22 de janeiro

O ganho de medidas e o ganho de peso, não estão necessariamente ligados ao ganho de gordura. Por isso, é importante manter um acompanhamento profissional que possa levantar os ganhos hídricos (retenção de água), a porcentagem de massa muscular e a quantidade de gordura do corpo, pois estar informaçõ...

continue lendo

O ganho de medidas e o ganho de peso, não estão necessariamente ligados ao ganho de gordura. Por isso, é importante manter um acompanhamento profissional que possa levantar os ganhos hídricos (retenção de água), a porcentagem de massa muscular e a quantidade de gordura do corpo, pois estar informações não são possíveis de medir através da balança comum.

É importante lembrar que a principal responsável pelo ganho rápido de medida ou de peso é a retenção de líquidos. Por este motivo o ideal é acompanhar seu peso sempre em um mesmo horário e no mesmo aparelho, para não se assustar, pois ao acordar e ainda em jejum, é natural estar mais leve que no fim do dia em que o corpo além de cansado está mais inchado.

Alguns fatores patológicos também podem colaborar com o inchaço, bem como a gravidez, que além dos fatores normais que acarretam o acúmulo de líquido, tem o agravante hormonal e o peso do bebê e das medidas abdominais que recaem sobre os grandes vasos da pelve, prejudicando a circulação dos membros inferiores.

Para reduzir a retenção de água comum no corpo, que não esteja relacionada a um dos fatores citados no parágrafo à cima, é importante manter uma dieta balanceada, rica em alimentos dietéticos e antioxidantes, como frutas cítricas e vermelhas, gengibre, açafrão e castanhas. Além da ingestão superior a 2 litros de água, a prática de exercícios que estimulem a circulação sanguínea e o uso de meias de compressão. No caso de inchaço por doença ou gravidez, os cuidados devem ser indicados por um médico.

Além disso, existem técnicas manuais como a massagem modeladora e a drenagem linfática que estimulam o sistema linfático e a circulação sanguínea e por consequência eliminam ou reduzem a retenção de líquidos, reduzindo medidas. Se você deseja conversar com um profissional para avaliar sua estética corporal e agendar sessões do procedimento mais indicado para o seu caso, entre em contato com o IDC.

Home Blog Alimentação

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM NUTRÓLOGO E UM NUTRICIONISTA?

Postado em: 29 de setembro

A medicina existe para ajudar as pessoas no que tange a manutenção da saúde e bem-estar físico. Os seres humanos são organismos complexos: com diversas funções e necessidades biológicas. Imagine então esse organismo como uma máquina cujos componentes devem funcionar em sinergia para que a máquina te...

continue lendo

A medicina existe para ajudar as pessoas no que tange a manutenção da saúde e bem-estar físico. Os seres humanos são organismos complexos: com diversas funções e necessidades biológicas. Imagine então esse organismo como uma máquina cujos componentes devem funcionar em sinergia para que a máquina tenha o seu funcionamento normal. Quando algum dos componentes é prejudicado, todo sistema sente um descompasso e começa a trabalhar sob condição adversa, causando danos e prejudicando a vida útil da máquina.

É exatamente isso que acontece quando indivíduo tem alguma patologia, trauma ou sofrimento físico ou mental. Todo o corpo começa a perecer até que o problema seja tratado ou erradicado. A alimentação é o aspecto mais importante para o funcionamento do nosso corpo, é o que nos mantem vivos, portanto, quanto existem problemas desta natureza é preciso procurar imediatamente um especialista para avaliar a situação e orientar sobre o que deve ser feito para superar o problema.

Nutrólogo X Nutricionista

O nutrólogo é antes de mais nada um médico por formação, enquanto o nutricionista não é formado em medicina. Além da sua formação clínica, o nutrólogo é um especialista em nutrologia, tendo assim a capacidade de diagnosticar algumas patologias que estão relacionadas aos distúrbios nutricionais, déficit de nutrientes ou algum problema que leve a pessoa a ter um acúmulo de gordura, perda de proteína ou comprometimento de alguma função orgânica.

O nutrólogo tem ainda a autonomia para prescrever medicamentos, desenvolver uma dieta específica ou acompanhar o paciente durante um ganho nutricional ou suporte metabólico.

Quem pode se consultar com um nutrólogo?

Qualquer pessoa pode se consultar com um nutrólogo, todo indivíduo que tenha interesse na melhora da sua saúde ou qualidade de vida. O acompanhamento deste profissional também é interessante para pessoas que precisam controlar patologias existentes, como: hipertensão, diabetes ou colesterol.

Existe ainda a indicação do nutrólogo para pessoas que procuram de um melhor desempenho físico, bem como atletas de corrida, musculação ou esportes que envolvam ganhos ou perdas de peso, além daqueles que necessitam de manutenção do percentual de gordura.

Agende sua consulta aqui.

Home Blog Alimentação

Quais os benefícios da granola?

Postado em: 17 de abril

Dupla perfeita com o iogurte no café da manhã ou até mesmo acompanhando uma salada de fruta, a granola combina com diversas opções de lanches e deve ser incluída na sua dieta, pois é repleta de benefícios.Para convencermos você a consumir mais esse alimento crocante e saboroso, listamos seus princip...

continue lendo

Dupla perfeita com o iogurte no café da manhã ou até mesmo acompanhando uma salada de fruta, a granola combina com diversas opções de lanches e deve ser incluída na sua dieta, pois é repleta de benefícios.

Quais os benefícios da granola?

Para convencermos você a consumir mais esse alimento crocante e saboroso, listamos seus principais benefícios. Confira!

5 benefícios da granola

1. Fonte de vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, além de minerais como zinco, selênio, cromo, manganês e micronutrientes importantes para o fornecimento de energia para o corpo, retardando o envelhecimento e combatendo radicais livres.

2. Alimento rico em fibras solúveis e insolúveis, a granola possui substratos energéticos para bactérias benéficas que habitam o intestino, garantindo uma melhoria na imunidade e prevenindo o corpo contra doenças.

3. Importante ressaltar sobre o consumo de fibras também, nutriente muito presente na granola, para o bom funcionamento intestinal, além de melhorar os sintomas de prisão de ventre.

4. Os ácidos graxos insaturados presentes nas oleoginosas e sementes da granola são extremamente benéficas para a redução do LDL, o colesterol ruim.

5. A granola atua no metabolismo dos carboidratos e aumenta a sensação de saciedade, contribuindo em uma dieta equilibrada.

Home Blog Alimentação

Os benefícios da água com limão

Postado em: 31 de março

Uma fruta bastante conhecida e que pode ser utilizada de várias maneiras é o limão. Limão-taiti, limão-rosa, limão-galego e o limão-siciliano são algumas das opções que você pode encontrar para comprar. Além de serem ótimos para a saúde, podem ser utilizados de várias maneiras na alimentação.A água ...

continue lendo

Uma fruta bastante conhecida e que pode ser utilizada de várias maneiras é o limão. Limão-taiti, limão-rosa, limão-galego e o limão-siciliano são algumas das opções que você pode encontrar para comprar. Além de serem ótimos para a saúde, podem ser utilizados de várias maneiras na alimentação.

A água com limão é uma ‘misturinha’ milagrosa e que tem feito sucesso no mundo da boa forma. Mas afinal, você sabe quais são os benefícios da água com limão?

Fortalece a imunidade: O limão é rico em vitamina C, a principal responsável por manter nosso sistema imunológico forte.

Combate o envelhecimento precoce: Com uma grande quantidade de flavonoides, essa mistura tem ação antioxidante e promove o rejuvenescimento da pele.

Os benefícios da água com limão

Elimina toxinas: Por ter efeito diurético, a água com limão tem ação diurética, eliminando as toxinas do corpo.

Contribui para o emagrecimento: O limão é rico em pectina, uma fibra que ajuda a dar a sensação de saciedade, auxiliando o processo de perda de peso.

Melhora a digestão: A água com limão pode ajudar na digestão, pois estimula a produção da bile, enzima responsável pelo processo.

Claro que essa bebida não faz milagres, mas, aliando a uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios e tratamentos estéticos corporais, os benefícios da água com limão serão excelentes para o seu organismo.

Entre em contato conosco e agende um horário para realizar algum dos nossos tratamentos corporais.