Home Blog Tratamento

DERMATITE OCRE: CAUSAS E TRATAMENTOS

Postado em: 15 de fevereiro

A dermatite ocre é um problema bastante comum na população, sendo caracterizado pelo escurecimento da pele na região das varizes quando não são tratadas corretamente, que ocasiona o surgimento de manchas acastanhadas na pele semelhantes a ferrugem. Este problema é mais comum nos membros inferiore...

continue lendo

A dermatite ocre é um problema bastante comum na população, sendo caracterizado pelo escurecimento da pele na região das varizes quando não são tratadas corretamente, que ocasiona o surgimento de manchas acastanhadas na pele semelhantes a ferrugem.

Este problema é mais comum nos membros inferiores do corpo – como pernas e tornozelos –, desencadeado por fatores que interferem na circulação sanguínea do local.

DERMATITE OCRE

A dermatite ocre, ou dermatite de estase, é caracterizada pela coloração arroxeada ou marrom nas pernas e tornozelos devido ao acúmulo de sangue, especialmente no caso de varizes.

CAUSAS

A dermatite ocre costuma ser uma complicação decorrente de um quadro de varizes nas pernas. A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar.

Pode-se herdar veias mais frágeis que com a idade e fatores de risco predispõem ao aparecimento das varizes.

Menos comumente, as varizes podem ser um sinal de um problema mais grave que pode, por vezes, precisar de tratamento. Estes problemas graves podem incluir:

  • Gravidez
  • Ser do sexo feminino
  • Idade avançada
  • Excesso de peso e obesidade
  • História familiar de varizes
  • Passar muito tempo em pé
  • Condições que aumentam a pressão no abdômen, tais como doenças do fígado, líquido no abdômen ou insuficiência cardíaca
  • Fístulas arteriovenosas
  • Trombose venosa profunda.

TRATAMENTOS

Alguns cuidados, como fazer exercícios, elevar as pernas ou usar meias de compressão, podem ajudar a aliviar a dor das varizes e impedir complicações. Mas, se essas medidas não forem suficientes para solucionar o problema, é recomendado procurar ajuda de um médico dermatologista.

Os tratamentos para varizes dependem do nível que a veia foi afetada. Pode ser tratada com o uso de medicamentos, procedimentos com laser como o Spectra XT ou, em casos mais avançados, pode existir a necessidade de cirurgia para remoção.

VENUS LEGACY

O Spectra XT é aparelho de laser multiplataforma que permite o cuidado de uma grande gama de indicações clínicas e estéticas.

O laser fragmenta o pigmento da dermatite ocre e com o passar das sessões ocorre um clareamento da pele. Entretanto, é fundamental que a causa da hipertensão venosa será tratada com antecedência. Caso contrário, mais pigmentos continuaram aparecendo na pele.

Sempre que quiser sugerir temas ou conversar sobre algum assunto pode entrar em contato conosco.

E enquanto você espera nossa próxima publicação, quero compartilhar alguns dos nossos melhores conteúdos com você:

Varizes: sintomas, causas e tratamentos

Remoção de tatuagem com o novo Spectra XT

;