Home Blog Dicas

Como a menopausa afeta a saúde da pele, do cabelo e das unhas?

Postado em: 14 de October

Como a menopausa afeta a saúde da pele, do cabelo e das unhas? Veja as consequências das alterações hormonais no corpo da mulher Durante a menopausa , é comum que a pele se torne mais ressecada e sensível , também mais propensa ao aparecimento de rugas, manchas, e em alguns ca...

continue lendo

Como a menopausa afeta a saúde da pele, do cabelo e das unhas?

Veja as consequências das alterações hormonais no corpo da mulher

Durante a menopausa , é comum que a pele se torne mais ressecada e sensível , também mais propensa ao aparecimento de rugas, manchas, e em alguns casos até mesmo acne. Muitos dos sintomas da menopausa são consequência da interrupção da secreção hormonal dos ovários . Um dos aspectos mais visíveis e conhecidos dessa fase são as ondas de calor, principalmente na região superior do tronco. Entretanto, a pele, os cabelos e as unhas também sofrem com as mudanças hormonais acarretadas pela menopausa.

Na pele

Na pele

A menopausa acontece depois da última menstruação - geralmente entre os 45 e 50 anos. Nessa época, a pele já experimenta as consequências do envelhecimento natural da mulher. Entretanto, a menopausa pode deixar a pele ainda mais ressecada e sem viço, por causa da perda de colágeno, comum principalmente durante o climatério. Por isso, é possível perceber perda em elasticidade e tônus, ou seja, a pele se torna mais fina e até mesmo mais frágil, muitas vezes sensível, também. Quando a mulher teve acne durante a puberdade, o aumento da produção de androgênio pode acarretar o retorno desse quadro durante a menopausa.

Com o passar dos anos, a lubrificação do couro cabelo também diminui e é um processo natural. Porém, a aparência dos fios pode parecer ressecada e difícil de combater. Nesse caso, é ideal ter os produtos corretos para restaurar a hidratação de forma saudável e eficaz. Um hidratante muito espesso pode deixar um cabelo fino com aspecto pesado e oleoso, por exemplo. O auxílio de um profissional é ideal para medir os danos e proporcionar o tratamento correto. Outra consequência comum dessa fase é a diminuição na produção de melanina , o que traz os (muitas vezes temidos) cabelos brancos.

Nas unha

O estrogênio, hormônio que tem produção reduzida durante a menopausa , também é responsável por regular e reter a água no corpo. Com a sua baixa produção, algumas partes do corpo podem ficar desidratadas, como é o caso das unhas. Nessa fase, elas podem ficar fracas e quebradiças. Neste caso, é importante procurar uma alimentação equilibrada e manter as unhas hidratadas. A fraqueza nas unhas também pode ser um sintoma de deficiência de vitaminas como a B12. Por isso, é imprescindível procurar orientação médica.

Nas unhas

A menopausa é um período delicado na vida da mulher. Terapias hormonais podem amenizar os sintomas, mas devem ser feitas com acompanhamento médico. Qualquer medicação - até mesmo suplementação de vitaminas - deve ser feita com orientação médica. Conte com o Instituto Dermatológico de Curitiba para preparar seu corpo para esse período. Estamos com você.

;