Home Blog Alimentação

Fortaleça sua imunidade por meio de uma alimentação saudável

Postado em: 03 de August

Fortaleça sua imunidade por meio de uma alimentação saudável Nutrientes ajudam a fortalecer o organismo, prevenir doenças e garantir mais qualidade de vida A saúde depende de vários fatores, entre eles a alimentação. Cada alimento possui nutrientes essenciais para o organismo e para a imunid...

continue lendo

Fortaleça sua imunidade por meio de uma alimentação saudável

Nutrientes ajudam a fortalecer o organismo, prevenir doenças e garantir mais qualidade de vida Alimentação Saudável

A saúde depende de vários fatores, entre eles a alimentação. Cada alimento possui nutrientes essenciais para o organismo e para a imunidade. Segundo o nutrólogo Paulo de Souza F. Guimarães, do Instituto Dermatológico de Curitiba (IDC), alimentar-se bem não significa apenas ingerir a quantidade de calorias adequada, mas também comer alimentos que ajudam na prevenção de doenças. “Uma alimentação saudável, associada à manutenção do peso corporal e uma rotina de vida ativa e livre do estresse, é fundamental para a melhora do sistema imunológico”, destaca.

A qualidade dos alimentos é extremamente importante quando o assunto é dieta equilibrada. “Deve-se dar ênfase na ingestão de nutrientes e não apenas de calorias”, ressalta Guimarães, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Frituras, doces e comidas calóricas devem ser evitadas, assim como comer fora do horário ou ficar longos períodos em jejum. O nutrólogo recomenda ingerir um alimento protéico ao menos três vezes por dia, de preferência nas principais refeições, comer frutas e hortaliças de forma regular e frequente e manter-se hidratado – a recomendação é beber no mínimo dois litros de água por dia. “Não é adequado substituir o consumo de água por sucos, mesmo que de frutas naturais ou produtos lácteos, pois são mais calóricos e perdem-se muitos nutrientes e fibras das frutas no preparo”, explica o especialista.

Além de escolher itens de boa qualidade, é importante ficar atento à higiene adequada das frutas, verduras e legumes. Elas devem ser higienizadas corretamente antes do consumo. Os alimentos também devem ser frescos e de boa procedência. Se possível, as compras devem ser realizadas semanalmente.

Alimentação Saudável

Pele exposta ao sol e manchas: cuidado!

O nutrólogo aponta os nutrientes essenciais para manter a imunidade fortalecida:

  • Vitamina C: presente em frutas cítricas, como a laranja (que deve ser consumida in natura com frequência, pois também é uma excelente fonte de fibras que ajudam na saciedade e controle de peso), limão (desintoxicante), kiwi, morango e acerola. A vitamina C também é encontrada em boa quantidade no pimentão amarelo e no brócolis.
  • Vitamina E: é um poderoso antioxidante, extremamente útil na prevenção de doenças. Pode ser encontrada principalmente em sementes e oleaginosas como castanhas, girassol, amendoim, amêndoas e nozes, em vegetais de folhas verdes e na gema do ovo.
  • Vitamina D: além de seus efeitos na saúde óssea, a deficiência desta vitamina está associada a distúrbios do sistema imune. A recomendação é se expor ao sol diariamente e procurar ingerir alimentos como a gema do ovo, queijos e derivados, peixes e frutos do mar.
  • Zinco: é um mineral que participa de várias etapas do sistema imune. A orientação é consumir diariamente alimentos como sementes, castanhas, amendoim, oleaginosas (como feijão), gema de ovo, queijos e derivados e chocolate amargo.
  • Selênio: possui papel antioxidante e é essencial para uma boa imunidade. Presente principalmente na castanha do Pará, também pode ser encontrado na gema do ovo, trigo, frango, arroz e sementes.
  • Probióticos e prebióticos: uma flora intestinal saudável está intimamente ligada à boa resposta imune. O ideal é ingerir alimentos ricos em fibras (prebióticos) e lactobacilos (probióticos) e ter uma hidratação adequada.

“Para o fortalecimento da imunidade é fundamental ter uma alimentação equilibrada e saudável, ingerindo uma quantidade de calorias suficientes para a manutenção das funções orgânicas, numa proporção adequada de proteínas, carboidratos e gorduras, como também um teor adequado de fibras, vitaminas e minerais”, esclarece Guimarães.

Alimentação Saudável

Vilões da imunidade

O nutrólogo enfatiza que gorduras em excesso potencializam os processos inflamatórios, que são prejudiciais para a imunidade. “É recomendado evitar o consumo de frituras e fast food. Os carboidratos de elevado índice glicêmico, ou seja, alimentos com altos teores de açúcar, como doces e massas, também devem ser evitados para que não ocorra o acúmulo de gorduras, sobrecarga hepática e maior incidência de inflamação”, acrescenta.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com nossos especialistas pelo WhatsApp do Instituto Dermatológico de Curitiba.

;