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Alimentação: como manter a qualidade de vida após os 50 anos

Postado em: 29 de agosto

A expectativa de vida tem aumentado cada vez mais. Tão importante quanto viver mais, é envelhecer bem. Após os 50 anos, alguns cuidados são essenciais para manter a saúde do corpo e da mente em dia. A alimentação é um dos pilares fundamentais para ter mais qualidade de vida e equilíbrio – comer ...

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A expectativa de vida tem aumentado cada vez mais. Tão importante quanto viver mais, é envelhecer bem. Após os 50 anos, alguns cuidados são essenciais para manter a saúde do corpo e da mente em dia. A alimentação é um dos pilares fundamentais para ter mais qualidade de vida e equilíbrio – comer bem significa aumentar a resistência às doenças, ter mais energia e se recuperar mais rapidamente de enfermidades. Um prato colorido é um indício de boas escolhas. Consumir uma grande variedade de frutas, legumes e verduras e optar por proteínas magras e grãos integrais vai fazer a diferença na disposição e na saúde. Confira as principais dicas para uma alimentação balanceada e saudável:

- Dê preferência aos alimentos frescos e aproveite tudo. Folhas e talos também são ricos em vitaminas e nutrientes.

- Consuma mais fibras. Uma das formas mais simples e fáceis é comer frutas e verduras cruas.

- Vegetais cozidos, crus, assados: solte a imaginação e prepare pratos cheios de sabor e saúde. Use e abuse dos verdes escuros e alaranjados, que são antioxidantes.

- O organismo precisa de cálcio, especialmente nessa idade, para proteger os ossos e prevenir a osteoporose. Leite e derivados, brócolis, amêndoas, couve e tofu são algumas fontes de cálcio.

- Grãos integrais são melhores para a saúde do que as farinhas refinadas. Além de aumentar a saciedade, evitam os picos de glicose no sangue.

- Não esqueça das proteínas. Carnes, peixes, ovos, feijão, ervilha e sementes devem estar presentes no cardápio.

- Tá com sede? Tome água. Este é o melhor líquido para hidratar o corpo, não tem nenhuma contraindicação e é essencial para o funcionamento correto dos órgãos.

- Reduza a quantidade de sal. O excesso de sódio é responsável pela retenção de água e hipertensão.

- Utilize gorduras boas como azeite de oliva, abacate, salmão e nozes. Além de proteger o organismo de doenças cardíacas, elas aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o ruim (LDL).

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