Home Blog Tratamento

Queda de cabelo: causas e tratamentos

Postado em: 05 de março

A queda de cabelo é um problema comum que atinge homens e mulheres em grande proporção. As causas podem ser desde questões mais complexas como a genética até hábitos e fatores emocionais, como o estresse. Existe a queda de cabelo fisiológica que é um processo natural para a renovação capilar. Um ind...

continue lendo

A queda de cabelo é um problema comum que atinge homens e mulheres em grande proporção. As causas podem ser desde questões mais complexas como a genética até hábitos e fatores emocionais, como o estresse.

Existe a queda de cabelo fisiológica que é um processo natural para a renovação capilar. Um indivíduo saudável chega a perder cerca de 100 fios de cabelo diariamente, devido ao ciclo de vida dos fios que caem para dar espaço a outro. No entanto, muitas pessoas apresentam uma perda de cabelos mais acentuada, o que pode ser um sinal de algum problema de saúde desencadeado pela falta de vitaminas, problemas hormonais, imunidade baixa, etc.

Outros fatores que podem agravar a queda de cabelo, são: o estresse, que faz com que o organismo passe a produzir hormônios como o cortisol, que tem influência sobre o ciclo capilar, reduzindo a taxa de proliferação celular dos folículos capilares e fazendo com que o cabelo cresça menos ou até mesmo pare de crescer. Outro fator primordial é a alimentação, pois os fios precisam de nutrientes como o ferro, zinco e proteínas, por isso uma alimentação saudável e com grande variedade de nutrientes podem melhorar a qualidade do fio de cabelo e evitar um possível tratamento capilar.

Os tratamentos para a queda capilar podem ser feitos através de medicação oral ou tópica, aplicação de microinfusão de medicações na pele, mesoterapia e microagulhamento. O Instituto Dermatológico de Curitiba (IDC) oferece um tratamento especializado na cura e prevenção da doença que é feito com três aplicações de um coquetel de medicamentos no couro cabeludo. O intervalo mínimo entre as aplicações é de 30 dias e cada sessão de microagulhamento dura em torno de 20 minutos, mais 20 minutos de aplicação com luz vermelha que potencializa o tratamento.

Por outro lado, é importante ressaltar que tratamentos capilares caseiros não são indicados, porque mesmo com a utilização de produtos fitoterápicos, pode desencadear alergias ou irritação no couro cabelo, agravando ainda mais o problema de queda de cabelo. Antes de identificar qual é o melhor tratamento, é necessário que um profissional identifique qual é a causa através da realização de exames de sangue e clínico para diagnosticar o motivo do problema.

Se você tem notado alguma alteração na quantidade de queda de cabelo, entre em contato com o IDC e agende uma consulta de avaliação com um de nossos médicos para realizar o tratamento capilar mais efetivo para o seu problema.

;