Home Blog Pele

Como prevenir as manchas da pele

Postado em: 24 de novembro

As manchas de pele são um problema que afeta a autoestima de qualquer um, elas acometem ambos os sexos, mas é nas mulheres que elas aparecem com maior incidência, devido a fatores hormonais.Para cada tipo de mancha, existe uma respectiva causa. As áreas de pigmentação irregular nada mais são do que ...

continue lendo

As manchas de pele são um problema que afeta a autoestima de qualquer um, elas acometem ambos os sexos, mas é nas mulheres que elas aparecem com maior incidência, devido a fatores hormonais.

Para cada tipo de mancha, existe uma respectiva causa. As áreas de pigmentação irregular nada mais são do que sinais do tempo agindo sobre estas causas. As manchas causadas pela exposição solar, por exemplo, não costumam aparecer em pessoas mais jovens, mas são extremamente comuns em pessoas de meia idade.

A tonalidade das manchas também varia de pessoa para pessoa, mas normalmente elas podem ser: acastanhadas, esbranquiçadas, rosadas, amareladas ou até apresentar relevo ou textura.

A pigmentação também se comporta de maneira diferente entre os fototipos. A pele branca é bem mais sensível ao sol, ao longo do tempo, ela é o fototipo em que mais se nota a ação do envelhecimento natural e exposição solar. Já as peles morena clara, morena moderada e pele negra, são mais resistentes a exposição solar, devido a quantidade maior de melalina. No entanto, esses fototipos são muito mais propensos a manchas de aspecto escurecido, já que os pontos de hiperpigmentação podem ocorrer em inflamações, áreas de atrito ou processos de irritação e alergia da pele.

Como prevenir as manchas da pele

Para prevenir o aparecimento das manchas é altamente indicado o uso diário do filtro solar com FPS 30, no mínimo, para todos os tipos de pele. Vale ressaltar que, sua aplicação não se limita a momentos de laser ao ar livre sob a luz solar, mas também dentro de casa ou no ambiente de trabalho, já que a luz emitida por lâmpadas e monitores também prejudica a pele.

A consulta com um médico dermatologista é extremante fundamental para a prevenção ou eventual tratamento manchas. A avaliação médica precisa ser feita para que o paciente seja orientado sobre a melhor forma de evitar novas manchas e tratar as que já apareceram sobre a sua pele.

Leia também sobre os tipos de doenças de pele e conheça os tratamentos disponíveis no IDC para tratá-las

;