Home Blog Pele

Causas e tratamentos de manchas na pele

Postado em: 04 de abril

Existem diversos tipos de manchas que podem aparecer no corpo. Normalmente surgem em maior volume no rosto, mas podem acometer também em outros locais como ombros e pescoço, por isso é importante conhecer as diferenças, como evitar o surgimento e ainda as opções de tratamento.As manchas na pele são ...

continue lendo

Existem diversos tipos de manchas que podem aparecer no corpo. Normalmente surgem em maior volume no rosto, mas podem acometer também em outros locais como ombros e pescoço, por isso é importante conhecer as diferenças, como evitar o surgimento e ainda as opções de tratamento.

As manchas na pele são distúrbios de pigmentação causados pelo excesso de exposição ao sol, alterações hormonais, pré-disposição genética ou contato com substâncias de risco. A medicina explica que a célula responsável pela pigmentação da pele, o melanócito, reage a diversos estímulos e agressões produzindo melanina, ocasionando alterações na pele como melanoses, sardas, manchas pós-acne e ceratose seborreica. Por isso é preciso entender qual o tratamento mais indicado para cada caso.

Mais comuns, as melanoses ou manchas senis, costumam ser escuras, mais arredondadas e surgem com o passar dos anos no corpo devido a exposição excessiva ao sol. As opções para tratamentos podem variar de caso para caso, desde a utilização de luz intensa pulsada até tratamentos a laser de CO²e peelings.

As sardas ou também chamadas de efélides manifestam-se na face de crianças ou jovens, geralmente de pele muito clara, após a exposição solar. Nestes casos o mais indicado para tratamento é a luz intensa pulsada, mas peelingssuperficiais também podem ser uma alternativa.

Os melasmas costumam aparecer com maior frequência no rosto após a gravidez, no uso de pílula ou exposição ao sol, mas também podem aparecer em outros locais mais raros, como colo e braços. Essas manchas são mais resistentes e os resultados podem variar, nestes casos os tratamentos sugeridos são: peeling superficial, procedimentos a laser e microagulhamento.

Devido a grande quantidade de tipos de manchas, é muito importante procurar um dermatologista para identificar e indicar o melhor tratamento para cada caso. No Instituto Dermatológico de Curitiba você encontra especialistas certificados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para o tratamento de manchas. Entre em contatoe agende uma avaliação.

;