Home Blog Pele

Argila: Conheça os benefícios e indicações de cada cor

Postado em: 05 de outubro

A Argila não é simplesmente um tipo de barro (como é vulgarmente conhecida), trata-se de um mineral com multifunções. A sua formação se dá a partir de processos físicos e químicos oriundos da decomposição e degeneração de alguns tipos de rochas sedimentares. Em sua composição, existem silicatos de a...

continue lendo

A Argila não é simplesmente um tipo de barro (como é vulgarmente conhecida), trata-se de um mineral com multifunções. A sua formação se dá a partir de processos físicos e químicos oriundos da decomposição e degeneração de alguns tipos de rochas sedimentares. Em sua composição, existem silicatos de alumínio e diversos óxidos que conferem diferentes tonalidades e propriedades terapêuticas à argila.

As cores da argila estão relacionadas a sua característica mineral, bem como sua capacidade terapêutica, é por isso cada tonalidade é recomendada para tratar um tipo de problema específico da pele. Confira os benefícios e indicações de cada cor:

Branca

Se você sofre com desidratação e sensibilidade da pele, a argila branca é a melhor opção para recondicionar a cútis. Ela tem um pH muito semelhante ao da pele, entre os seus benefícios estão a capacidade de clarear a região tratada, promovendo uma ação cicatrizante em todos os tipos de peles.

Argila Branca aplicada no rosto - Beneficios

Verde

É a mais popular entre as argilas, graças a sua multifuncionalidade. Rica em cobre, a argila verde tem pH neutro e excelente propriedade anti-inflamatória, propiciando a desintoxicação e regulação da produção de sebo, por meio de ação adstringente, que tonifica e combate a oleosidade excessiva.

Por ser secativa, sua aplicação é altamente recomendada para quem sofre de acne, já que esta argila atua de maneira analgésica e cicatrizante nas lesões. Pessoas com pele muito seca deve evitar a aplicação de argila desta cor.

Preta

A mais nobre de todas, a argila preta também é popularmente conhecida como lama vulcânica. Entre seus benefícios estão a ação anti-inflamatória e antiestresse, sua atuação também se estende à capacidade de rejuvenescimento para todos os tipos de pele.

Vermelha

A argila vermelha é rica em óxido de ferro, cobre e silício. Ela potencializa a prevenção do envelhecimento da pele, promovendo uma hidratação profunda no tecido cutâneo. Essa tonalidade de argila tem como benefício o estímulo da circulação sanguínea no local tratado, o que é indicado para pessoas com fototipos sensíveis. A argila vermelha não apresenta contraindicações para os demais tipos de pele.

Marrom

Ela também pode ser indicada para o tratamento da acne, já que possui propriedades adstringente e desintoxicante. Seu efeito rejuvenescedor é notável, contudo, por tratar-se de um tipo raro de argila, menos conhecida, não é tão utilizada, mas é tão eficaz quanto a demais para o tratamento da cútis.

Rosa

Esta cor de argila vem da mistura da argila branca com a vermelha, sendo assim, ela combina os benefícios de ambas para proporcionar uma ação mais suave sobre a pele tratada. Recomendada para antissepsia, cicatrização e suavização do tecido cutâneo, a argila rosa não apresenta contraindicações de aplicação.

;