Home Blog Dermatologia

Como funciona a Remoção de Tatuagem?

Postado em: 26 de fevereiro

Conhecida como despigmentação a laser, a remoção de tatuagem é feita através de procedimentos a laser que visam retirar a pigmentação de tatuagens ou maquiagens definitivas das camadas da pele, para apagar ou minimizar sua aparência. A remoção de tatuagem precisa ser feita em diversas sessões, em qu...

continue lendo

Conhecida como despigmentação a laser, a remoção de tatuagem é feita através de procedimentos a laser que visam retirar a pigmentação de tatuagens ou maquiagens definitivas das camadas da pele, para apagar ou minimizar sua aparência.

A remoção de tatuagem precisa ser feita em diversas sessões, em que são utilizados diversos tipos de laser, adequados as cores presentes no desenho, pois alguns pigmentos são mais fáceis de remover do que outros, como é o caso das tintas pretas e azuis escuro que na maioria das vezes, consegue ser completamente removida. Cores como o amarelo, verde e vermelho costumam ser removidas parcialmente. Desenhos muito grandes e coloridos são mais difíceis de remover. Por isso, o número de sessões só pode ser estipulado após uma avaliação da pele do paciente, podendo sofrer alterações após o início do processo, pois cada paciente apresente diferentes formas de resultado.

A despigmentação a laser acontece pela corrente sanguínea, vasos linfáticos e via transdérmica, podendo levar até 45 dias para que estes se regulem e apresentem o resultado final de cada sessão. Por este motivo, os intervalos entre as aplicações devem ser feitos de 45 a 60 dias. Este é um procedimento demorado e dolorido, além disso, dependendo da capacidade de cicatrização do paciente, podem ocorrer mudanças na textura da pele que pode ser corrigido com outro procedimento a laser.

Os cuidados pós-remoção da tatuagem são os mesmos utilizados quando elas são feitas, utilizando cremes ou pomadas cicatrizantes, em alguns casos antibióticos e evitar a exposição ao sol durante e 60 dias pós o término das sessões. No caso da maquiagem definitiva o processo é mais simples, visto que é feito com menos pigmentação.

Entre em contato com o IDC para agendar uma avaliação de pele e saber todas as etapas do procedimento de remoção de tatuagem.

;