Home Blog Corpo

Varizes: sintomas, causas e tratamentos

Postado em: 19 de fevereiro

As varizes, veias saltadas e visíveis sob a pele, são um problema sério que vai além da estética, pois além de causar dores e desconforto frequente ao paciente, pode ser a responsável pelo surgimento de doenças ainda mais sérias. Varizes são dilatações nas veias do corpo e surgem principalmente nas ...

continue lendo

As varizes, veias saltadas e visíveis sob a pele, são um problema sério que vai além da estética, pois além de causar dores e desconforto frequente ao paciente, pode ser a responsável pelo surgimento de doenças ainda mais sérias. Varizes são dilatações nas veias do corpo e surgem principalmente nas pernas e pés. É uma doença do sistema venoso superficial, que acontece devido ao acúmulo de sangue e insuficiência venosa.

Os principais sintomas das varizes são as veias inchadas e aparentes (propensas a rupturas), ardência, dores, câimbras e dormência na região quando o indivíduo permanece em pé por muitas horas, além da sensação de peso nos membros inferiores e inchaço no fim do dia. O agravamento desse problema, pode causar uma reação inflamatória que causa o endurecimento cutâneo.

As mulheres sofrem mais com as varizes devido a questões hormonais. Por isso, os sintomas ficam ainda mais intensos durante a gestação ou no período menstrual. Além disso, eles também pioram em dias quentes, devido a dilatação natural dos vasos sanguíneos ao ficarem expostos ao calor.

As causas das varizes podem variar e possuem como principal fator a genética do paciente, porém, existem alguns hábitos que ajudam a agravar este problema, como: o sedentarismo, sobrepeso, trabalhar muitas horas em pé ou sentado e o uso de hormônios.

Os tratamentos das varizes podem ser clínicos ou invasivos, dependendo da gravidade do problema. No clínico, são utilizados medicamentos e compreensão elástica e o invasivo é feito com laser, radiofrequência ou até mesmo cirurgia. Procure o acompanhamento de um profissional. A mudança de hábitos também pode ajudar a diminuir os sintomas, mas é necessário saber a gravidade do problema. Busque praticar exercícios, perder peso e evite ficar em pé ou sentado por longos períodos.

Para consulta com um especialista, entre em contato e agende uma consulta com um dos profissionais do Instituto Dermatológico de Curitiba.

;