Home Blog Alimentação

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM NUTRÓLOGO E UM NUTRICIONISTA?

Postado em: 29 de setembro

A medicina existe para ajudar as pessoas no que tange a manutenção da saúde e bem-estar físico. Os seres humanos são organismos complexos: com diversas funções e necessidades biológicas. Imagine então esse organismo como uma máquina cujos componentes devem funcionar em sinergia para que a máquina te...

continue lendo

A medicina existe para ajudar as pessoas no que tange a manutenção da saúde e bem-estar físico. Os seres humanos são organismos complexos: com diversas funções e necessidades biológicas. Imagine então esse organismo como uma máquina cujos componentes devem funcionar em sinergia para que a máquina tenha o seu funcionamento normal. Quando algum dos componentes é prejudicado, todo sistema sente um descompasso e começa a trabalhar sob condição adversa, causando danos e prejudicando a vida útil da máquina.

É exatamente isso que acontece quando indivíduo tem alguma patologia, trauma ou sofrimento físico ou mental. Todo o corpo começa a perecer até que o problema seja tratado ou erradicado. A alimentação é o aspecto mais importante para o funcionamento do nosso corpo, é o que nos mantem vivos, portanto, quanto existem problemas desta natureza é preciso procurar imediatamente um especialista para avaliar a situação e orientar sobre o que deve ser feito para superar o problema.

Nutrólogo X Nutricionista

O nutrólogo é antes de mais nada um médico por formação, enquanto o nutricionista não é formado em medicina. Além da sua formação clínica, o nutrólogo é um especialista em nutrologia, tendo assim a capacidade de diagnosticar algumas patologias que estão relacionadas aos distúrbios nutricionais, déficit de nutrientes ou algum problema que leve a pessoa a ter um acúmulo de gordura, perda de proteína ou comprometimento de alguma função orgânica.

O nutrólogo tem ainda a autonomia para prescrever medicamentos, desenvolver uma dieta específica ou acompanhar o paciente durante um ganho nutricional ou suporte metabólico.

Quem pode se consultar com um nutrólogo?

Qualquer pessoa pode se consultar com um nutrólogo, todo indivíduo que tenha interesse na melhora da sua saúde ou qualidade de vida. O acompanhamento deste profissional também é interessante para pessoas que precisam controlar patologias existentes, como: hipertensão, diabetes ou colesterol.

Existe ainda a indicação do nutrólogo para pessoas que procuram de um melhor desempenho físico, bem como atletas de corrida, musculação ou esportes que envolvam ganhos ou perdas de peso, além daqueles que necessitam de manutenção do percentual de gordura.

Agende sua consulta aqui.

;